29 September 2007

Bem-vindos ao mundo encantado de Beirut

Enquanto esperámos pelo dia 9 de Outubro e pelo novo álbum de Beirut "The Flying Club Cup", Zach Condon e companhia juntaram-se a La Blogothéque (aqueles que puseram os Arcade Fire a tocar num elevador) e produziram um vídeo para cada faixa do novo registo discográfico.

A magia que povoa o mundo de Beirut fascina-me de tal maneira que não encontro palavras que façam justiça aos 6 vídeos já disponíveis. Deixo-vos apenas dois exemplos mas não deixem de ir aqui para ver os restantes.





Se encontrarem adjectivos que descrevam o que acabaram de ver por favor digam-me. Depois disto não acredito mais naquela velha desculpa de que um concerto correu mal porque "a acústica não era a melhor".

O espaço de Beirut

24 September 2007

Inesperado

Pela primeira vez durante a minha viagem diária pelo mundo parei para descansar na página inicial do Youtube. Não sei bem porquê mas o título Patrick Watson - The Great Escape chamou a minha atenção. A expectativa não era muita mas para saciar a curiosidade nada melhor do que ver o vídeo. Foi o que fiz. O resultado foi inesperado: não só não dei o meu tempo por perdido (o que não é raro acontecer com vídeos do Youtube) como apreciei bastante os três minutos que se seguiram. Tanto que os vou partilhar.



Seguiu-se a obrigatória pesquisa. Patrick Watson é um cantautor e pianista canadiano com raízes musicais no jazz e música clássica e que mais recentemente abraçou o indie-pop, a electrónica e a música ambiente. "The Great Escape" é o segundo single do álbum "Close to Paradise" de 2006.

Concluindo: o inesperado tem um sabor especial.

O espaço de Patrick Watson

22 September 2007

Ao terceiro foi de vez

Ao terceiro single de "Our Love to Admire" os Interpol fizeram um vídeo que me agrada por completo. Arrisco-me mesmo a dizer que "No I in Threesome" conta com um dos melhores vídeos da carreira dos nova-iorquinos encontrando apenas concorrência em "Evil" do álbum "Antics".



Não seria a minha escolha para single mas cumpre bem o seu papel. Resta esperar que depois de "Heinrich Maneuver", "Mammoth" e "No I in Threesome" a próxima contemplada seja "Pace is the Trick". Aguardo com expectativa.

O espaço de Interpol

20 September 2007

Introducing Ryan Adams

Sabem aquele artista de quem já ouviram falar bem, que um amigo já vos recomendou, que já ouviram uma música e gostaram mas por alguma razão nunca se deram ao trabalho de conhecer melhor? Esse artista é para mim Ryan Adams. Ou era, porque finalmente dei-me ao trabalho. Bendita a hora em que me dei ao trabalho.


A minha apresentação a Ryan deu-se através de 29, álbum editado em 2005 e apesar de não ser o álbum do cantautor americano que recebeu melhores críticas a primeira impressão dificilmente poderia ser melhor. A mistura de rock, country e blues conquistou-me à primeira audição e certamente este não será o último CD de Ryan Adams a ter lugar na minha "colecção" .





O espaço de Ryan Adams

17 September 2007

O "Bilhetes" errou

É verdade. Este blog errou. Para ser exacto não foi o blog, fui mesmo eu. Eu, João Miranda, no mundo da blogoesfera mais conhecido por JM errei.

No meu último post "Onda alternativa" afirmei erradamente que o primeiro single a ser extraído de "Asleep at Heaven's Gate", novo álbum de Rogue Wave, seria "Eyes". O tema "Eyes" não figura em nenhum dos álbums de Rogue Wave apenas fazendo parte da banda sonora do filme Just Friends.

Tal facto é imperdoável mas deixem-me redimir. O primeiro single de "Asleep at Heaven's Gate" é "Lake Michigan" e este é o vídeo oficial:



Sinceramente prefiro "Eyes". Será que fiz de propósito só para vos mostrar os dois vídeos? Infelizmente não. Errei mesmo. Espero que me perdoem.

O espaço de Rogue Wave

14 September 2007

Onda alternativa

Foi como uma one man band que nasceu Rogue Wave em 2002. Zach Rogue fez as malas e disse adeus a São Francisco para procurar o seu sonho em Nova York e foi praticamente sozinho que gravou o primeiro álbum da banda "Out of the Shadow".
Rogue decidiu então formar uma banda no sentido tradicional da palavra e foi já com uma formação de quatro elementos que o grupo lançou, em 2005, o seu segundo trabalho discográfico intitulado "Descended Like Vultures" que lhes granjeou boas críticas e comparações a nomes como Spoon, Built to Spill ou Elliot Smith.
Neste momento encontram-se em digressão com Feist e aproveitam para promover o seu mais recente trabalho "Asleep at Heaven's Gate" com data de edição para o dia 18 deste mês.



"Eyes" é o primeiro single do novo álbum e este vídeo foi inicialmente colocado por um fã no Youtube. A banda pelos vistos gostou e o vídeo está agora disponível no site da banda tornando-o quase oficial.

O espaço de Rogue Wave

11 September 2007

Tickets...from the Boatman*

Chamam-se A Jigsaw, são portugueses, mais propriamente de Coimbra e por estes dias andam a fazer o circuito das Fnac's do Norte do país. Passaram pelo Porto, Gaia e amanhã vão estar em Matosinhos. "Letters from the Boatman", álbum de estreia da banda com edição no próximo dia 17 exprime a nível sonoro as duas faces do grupo conimbricense, "uma em que se notam as influências de um rock mais antigo, próximo do folk e dos blues e outra onde revelam um cariz mais intimista onde a guitarra acústica é o timoneiro".

São sobretudo mais uma das muitas bandas que despontam no panorama nacional e que nos fazem acreditar que o futuro nos aguarda com bom som feito em Portugal. Pena é que pouco seja cantado em português. Mas concentremos-nos nas coisas positivas. Pelo showcase que presenciei em Gaia posso avançar que A Jigsaw tem algo de novo e original a oferecer à música portuguesa e por isso o seu som merece ser ouvido e divulgado. Eu faço a minha parte.
O single "Lions Eyes Louder" já rola nas rádios e conta com o seguinte vídeo:



A faixa que dá nome ao álbum está disponível para download no Myspace da banda e reza assim:



*título gentilmente sugerido pelo meu amigo J.E.


O espaço dos A Jigsaw

09 September 2007

PAUSE

Os The Whitest Boy Alive propõem-nos algo irrecusável : uns momentos de descanso para a nossa massa cinzenta. O vídeo de "Golden Cage" oferece-nos uma viagem de quatro minutos pelas mais interessantes ilusões ópticas. Eu diverti-me...



O espaço dos The Whitest Boy Alive

05 September 2007

O especial 9 de Outubro

Neste momento toda a minha existência espera pelo dia 9 de Outubro. Há pouco tempo atrás o dia 9 de Outubro seria para mim apenas mais um dia. Hoje o dia 9 de Outubro é um dia especial. Faltam 34 dias para o dia 9 de Outubro. Para muitos o dia 9 de Outubro pode ser especial por ser o aniversário da PJ Harvey. Para outros pode ainda ser especial por ser o dia em que Che Guevara morreu. Para mim é especial apenas por ser nesta data que Beirut lança a obra que segue "Gulag Orkester" e "Lon Gisland EP". A próxima obra de arte chama-se "The Flying Club Cup" e muito do seu som vai ser inspirado na música e cultura francesas e vai contar com participações de Owen Pallett e Heather Trost. Antes de ouvirmos o novo trabalho é momento de nos debruçarmos sobre o original som com que Zach Condon já nos premiou. Parte desse som faz este fantástico "Postcards from Italy" com este fantástico vídeo:



Do que está para vir temos já uma amostra no site oficial de Beirut com a possibilidade de download de uma música do "The Flying Club Cup". A faixa disponível intitula-se "A Sunday Smile" e só nos abre mais o apetite. Deliciem-se:



Não se esqueçam: 9 de Outubro. Desculpem a insistência mas 9 de Outubro é um dia especial.

O espaço de Beirut.