28 November 2007

Lotação Esgotada para Peter Murphy

Os 5000 bilhetes disponíveis para o concerto único de Peter Murphy esta sexta-feira no Pavilhão Municipal de Gaia "desapareceram num instante". O artista britânico radicado na Turquia, a famosa voz dos Bauhaus, terá assim casa cheia no seu regresso a Portugal.
É esperado que Murphy se debruce mais sobre o seu último álbum Unshattered(2005) no entanto ainda tenho esperança que o concerto se transforme num best of da carreira a solo de Peter Murphy onde sejam revisitados álbuns mais antigos como o famoso Deep(1990).
Temas como "Cuts You Up", "Strange Kind Of Love" ou "Final Solution" são obrigatórios e sua não inclusão no alinhamento será para mim uma pequena desilusão.


Strange Kind of Love (Deep, 1990)


Hit Song (Holy Smoke, 1992)

Resta esperar para ver se estes sucessos do artista britânico farão parte do espectáculo. De uma maneira ou de outra a expectativa é assistir a um dos melhores concertos dos últimos tempos. Para quem tiver assegurado a sua entrada: vemos-nos lá.

O espaço de Peter Murphy

26 November 2007

O triste embalo de Chris Garneau

Se o objectivo for chamar a minha atenção para um artista compará-lo a Jeff Buckley e Rufus Wainwright é provavelmente a melhor maneira de o conseguir. Foi assim que Chris Garneau me saltou ao ouvido. Não que a música de Garneau seja muito parecida com a de Buckley ou Wainwright mas o carácter intimista das suas canções encontra definitivamente paralelo naqueles artistas. Editado em 2006, Music for Tourists é o seu álbum de estreia e tem no piano o fio condutor que ajuda a criar 14 belas mas tristes canções de embalar.


Chris Garneau - Relief

O espaço de Chris Garneau

23 November 2007

Peregrinação folkiana

Sandy Kilpatrick and The Pilgrims of Light são um projecto multinacional de folk alternativo e acabam de apresentar o seu primeiro álbum intitulado "The Ballad of the Stark Miner". Sandy Kilpatrick nasceu na Escócia radicou-se na Inglaterra onde integrou a banda de culto "Sleepwalker" e devido a um acidente de viação veio parar a Portugal. Não me perguntem porquê. Ele diz que é uma longa história. A verdade é que por cá ficou e se juntou aos Pilgrims of Light para nos oferecer uma obra simples e profunda guiada pela misteriosa voz de Sandy. "In Maria's Eyes" é o único tema que conta com vídeo, ainda que experimental, e é assim:



Os Sandy Kilpatrick and The Pilgrims of Light vão estar hoje no Porto, no bar O Meu Mercedes e com certeza será possível ouvir a minha preferida "Mercy Came Home Today".


20 November 2007

Leve Tecido Sonoro

Nascido em 1977 Maximilian Hecker é um jovem cantor-compositor alemão que foi por altura do lançamento do seu primeiro álbum "Infinite Love Songs" (2001) uma promessa da pop. A beleza das suas melodias granjeou-lhe comparações a artistas como Air ou Sigur Rós no entanto e apesar de continuar a criar singles auspiciosos nenhum dos três álbuns posteriores conseguiu ir ao encontro das expectativas criadas com as doze faixas de "Infinite Love Songs". Seja qual for o caminho que a carreira de Hecker siga o ex-modelo alemão já nos deixou alguns bons "bilhetes".


Polyester (Infinite Love Songs, 2001)


Help Me (Lady Sleep, 2005)

O espaço de Maximilian Hecker

18 November 2007

Inversão de marcha ao esquecimento

Há uns meses atrás ouvi uma música que adorei mas nunca soube o seu nome ou quem a interpretava. Nunca mais ouvi aquela melodia. A falta de informação sobre o que tinha acabado de ouvir levou a que a música acabasse por cair no esquecimento, lugar onde permaneceu até hoje. Hoje, graças ao apARTES já posso atribuir um nome e uma cara aos acordes de piano e ao inglês com um je ne sais quoi que ouvi há uns meses atrás.
Ora, a música é "U turn (Lili)" e os interpretes são os Aaron (Artificial Animals Riding on Neverland), dois rapazes de Paris que são a grande revelação do ano da música francesa.



O espaço dos Aaron

16 November 2007

Circo...Theatro Circo

Eis o nome da sala de espectáculos que melhor música oferece, mês após mês, no norte do país. Para quem quer ouvir boa música o Theatro Circo é paragem obrigatória. Pela belíssima sala de Braga já passaram desde a sua reabertura em 27 de Outubro de 2006 nomes como Cibelle, Patrick Wolf, Antony & The Jonhsons, Joanna Newson, Susana & The Magical Orchestra, Andrew Bird, David Sylvian entre muitos outros.
Este Novembro, mais precisamente no dia 27, chega a vez de subir ao palco Josh Rouse. O norte-americano radicado em Espanha apresentará o seu mais recente álbum "Country Mouse City Mouse".


Josh Rouse - "Hollywood Bass Player"

A primeira parte, de luxo, do concerto de Josh Rouse estará a cargo de Federico Aubele. O cantautor argentino tem dois álbuns editados, ambos produzidos pelos Thievery Corporation e esta será a sua estreia em solo nacional. O mais recente, editado à apenas um mês intitula-se "Panamericana".


Federico Aubele - Postales

Dezembro começa com mais uma estreia e mais um grande concerto. A 4 de Dezembro as Au Revoir Simone, trio electro-pop constituído por três meninas de Brooklin que saíram do anonimato após três temas de sua autoria servirem de banda sonora da série "Anotomia de Grey". O trio de teclados apresenta "The Bird of Music", álbum editado este ano.

Au Revoir Simone - Sad Song

Multipliquem-se as salas de espectáculo como o Theatro Circo!!!

O espaço de Josh Rouse, Federico Aubele e Au Revoir Simone.

14 November 2007

Banda de suporte

Existem várias maneiras de conhecer novas bandas. Uma delas, quem sabe a menos explorada, é estar atento às bandas que fazem as primeiras partes dos concertos dos nossos artistas preferidos. Foi desta forma que descobri The Boxer Rebellion, banda britânica que se estreou com o álbum Exits em 2005 e que está prevista para abrir o concerto dos Editors no Pavilhão do Restelo, informação que no entanto não consta no seu site oficial. Visto que esta semana aparentemente é a semana do indie rock aqui fica mais uma proposta.



O espaço dos The Boxer Rebellion

13 November 2007

Um rio de indie rock

Os Okkervil River são o meu mais recente vício. A banda norte-americana acaba de lançar "The Stage Names", o seu quarto álbum de originais e atendendo a muitas críticas não falta muito para serem famosos. A mim já me conquistaram. Amálgama perfeita de algumas das minhas bandas preferidas o som dos Okkervil River vai andar, com toda a certeza, semanas a fio no meu leitor. Todas as músicas do novo álbum estão disponíveis para audição no Myspace da banda. Acreditem que vale a pena. O primeiro single é "Our Life Is Not A Movie Or Maybe".



O espaço dos Okkervil River

12 November 2007

O florescer de Lou Rhodes

A menina que pôs meio Portugal a chamar pelo anjo Gabriel vai estar em Portugal no fim do mês a promover o seu mais recente álbum "Bloom". Lou Rhodes, ex-Lamb, vai passar pelas Fnac's Chiado e NorteShopping (dia 29) para dar a conhecer ao público português o seu segundo álbum depois do fim da banda que tanto sucesso teve por cá. Lou Rhodes distanciou-se do som electrónico que caracterizava os Lamb e adquiriu um som mais folk que pode ser testemunhado no single de avanço "The Rain".



O espaço de Lou Rhodes

06 November 2007

Experimentalismo certeiro

"Good Arrows" é o terceiro álbum de Tunng, banda londrina que mistura batidas sintéticas e sons electrónicos com folk acústico, amálgama de sons a que muitos chamam folktronica. "Bullets" é o segundo single do álbum lançado este ano e é rico em experimentalismos.


O espaço de Tunng

02 November 2007

O prefácio de Zach Condon

Saber que Zach Condon editou o fantástico Gulag Orkester com apenas 19 anos era suficiente para o catalogar de génio. O que eu não sabia era que o génio do miúdo de Santa Fé havia-se já revelado há algum tempo. Mais precisamente com a tenra idade de 15 anos quando sob o nome de The Real People gravou, no seu quarto, um álbum de electrónica lo-fi de 21 faixas intitulado The Joys of Losing Weight. Este álbum nunca foi editado e as 21 músicas nem sequer nome têm mas de alguma maneira foram parar ao extraordinário mundo que é a Internet. Torna-se assim possível testemunhar os primeiros passos de um artista revolucionário.

Aqui fica uma amostra do que Condon andava a fazer com 15 anos:





Eu com 15 anos jogava à bola. E vocês?