27 December 2007

a Jigsaw sugere, eu partilho

Uptown Bar, madrugada de 23 de Dezembro. Depois do concerto mais intimista do ano seguiu-se uma tertúlia musical entre os três membros da banda de Coimbra a Jigsaw e a sua fotógrafa oficial e três dos seus fãs na cidade invicta. Eu, o e o Fábio fomos brindados não só com boa música mas também com a simpatia deles e depois de autografados os álbuns as palavras fizeram-se cerejas e saíram umas atrás das outras regadas com um escorregadio vinho tinto oferta da casa.

O principal tema de conversa foi, como seria de esperar, música. Entre sugestões de ambos os lados surgiu o nome de Bruce Springsteen, em particular o álbum We Shall Overcome - The Seeger Sessions. E que boa sugestão foi esta. Confesso que nunca apreciei muito Springsteen mas ensinaram-me que existe uma diferença considerável entre os álbuns com a E-Street Band e os restantes. Este é um dos restantes.





Ao João, Jorri e Susana obrigado pelo folk-rock contagiante, pela simpatia e pelas sugestões musicais. Espero vê-los em breve num cantinho qualquer no Porto. E cantos por cá não faltam.

22 December 2007

A todos um bom Natal


Nat King Cole - The Christmas Song

21 December 2007

Bilhetes em balanço 2007

Chegou o momento de avançar com o meu balanço do ano musical. A tarefa não foi fácil e o mais provável é não me rever na minha própria lista daqui a uns meses, but that's life. Este é o meu balanço, estas são as minhas escolhas, estes são para mim os artistas mais marcantes do ano. Para facilitar a minha tarefa optei por alguns empates técnicos.


Top Internacional
1. Patrick Wolf - The Magic Position / Beirut - The Flying Club Cup
2. Interpol - Our Love To Admire
3. Arcade Fire - Neon Bible / The National - Boxer
4. Blonde Redhead - 23
5. Patrick Watson - Close to Paradise
6. The Cinematic Orchestra - Ma Fleur / Okkervil River - The Stage Names
7. Jens Lekman - Night Falls Over Kortedala
8. Feist - The Reminder / Rufus Wainwright - Release the Stars

Top Nacional
1. Clã - Cintura
2. A Jigsaw - Letters From The Boatman
3. Coldfinger - Supafacial
4. David Fonseca - Dreams In Colour
5. Wraygunn - Shangri-La
6. Sean Riley & The Slowriders - Farewell

Este é o meu balanço. Se tiverem tempo deixem-me o vosso.

18 December 2007

Um sonho perturbadoramente belo

Haverá com certeza muito a ser dito sobre Requiem for a Dream. Felizmente este é daqueles filmes que me deixa sem palavras e poupa-me esse trabalho. Digo-vos só que é de longe o melhor filme que vi este ano e que quem não o viu se deve apressar a vê-lo. Se no fim do filme sentirem algo a apertar o vosso coração não se preocupem, são os efeitos secundários da beleza brutal que é esta obra realizada por Darren Aronofsky e com 4 brilhantes interpretações das quais se destaca Ellen Burnstyn. Se não sentirem um aperto no estômago durante o visionamento de Requiem for a Dream chegou a altura de voltarem ao vosso planeta.

Marion: I love you, Harry. You make me feel like a person. Like I'm me... and I'm beautiful.
Harry: You are beautiful. You're the most beautiful girl in the world. You are my dream.
Marion: That's nice, Harry. Other people have told me that before, and it was meaningless. When you say it, I hear it.
.............................................................

Sara Goldfarb: [sobre a anunciada ida à televisão]I'm somebody now, Harry. Everybody likes me. Soon, millions of people will see me and they'll all like me. I'll tell them about you, and your father, how good he was to us. Remember? It's a reason to get up in the morning. It's a reason to lose weight, to fit in the red dress. It's a reason to smile. It makes tomorrow all right. What have I got Harry, hm? Why should I even make the bed, or wash the dishes? I do them, but why should I? I'm alone. Your father's gone, you're gone. I got no one to care for. What have I got, Harry? I'm lonely. I'm old.

Não fora o filme em si suficiente para elevar Requiem for a Dream a obra de culto Clint Mansell desenhou ainda uma banda sonora sublime interpretada pelos Kronos Quartet da qual esta Lux Aeterna é imagem de marca.



14 December 2007

O ano vídeo musical em retrospectiva

Exactamente. Neste post o assunto não são os melhores álbuns ou singles mas os melhores vídeos musicais do ano. A Pitchfork decidiu fazer uma retrospectiva diferente e eleger os 50 melhores videoclips do ano. Entre os eleitos estão nomes como "Elephant Gun" ou o vídeo feito por um fã dos Arcade Fire para a música "My Body is a Cage" apresentado no post anterior. Eu escolhi 4 que passo a partilhar com quem por aqui passar. Se quiserem escolher os vossos preferidos visitem esta página.


Bjork - Earth Intruders


Emily Haines & The Soft Skeleton - Our Hell


Menomena - Evil Bee


Fionn Regan -Be Good or Be Gone

O ano musical em retrospectiva IV

A ronda pelos melhores do ano segundo as revistas de música termina com as escolhas da Mojo e da Q Magazine que por sinal não encontram paralelo em nenhuma das outras publicações. Para a Mojo os melhores do ano foram os Arcade Fire e Neon Bible enquanto a Q escolheu os revolucionários Radiohead e o muito badalado In Rainbows.


Arcade Fire - My Body is a Cage (vídeo não oficial)


Radiohead - Jigsaw Falling Into Place

13 December 2007

O ano musical em retrospectiva III

Os LCD Soundsystem parecem ser mesmo a banda do ano para as revistas de música. Para além da Blitz também a Uncut e a francesa Les Inrockuptibles elegeram Sounds of Silver como álbum do ano. A Uncut elege ainda a banda nova-iorquina como a dona do melhor single com "North American Scum" enquanto a Les Inrockuptibles opta pelos Justice e "D.A.N.C.E".


LCD Soundsystem - North American Scum


Justice - D.A.N.C.E.

O ano musical em retrospectiva II

Para a revista inglesa NME (New Musical Express) os melhores do ano foram os Klaxons. A banda de pop progressivo arrecadou o prémio de melhor álbum do ano com Myths of The Near Future e ainda ficou em primeiro no que concerne à melhor música com "Golden Skans". Pela primeira vez na história da NME uma banda leva os dois prémios para casa. O vídeo, na minha opinião também ficava bem classificado num top de melhores vídeos de 2007.


12 December 2007

O ano musical em retrospectiva I

O ano está a chegar ao fim e chegou a hora das revistas de música fazerem o rescaldo do ano e elegerem os melhores de 2007. Há tops para todos os gostos: melhores álbuns, melhores canções, melhores vídeos, melhores concertos ao vivo e apesar destas escolhas serem sempre muito subjectivas vale a pena perceber quem esteve em alta este ano segundo as principais revistas e sites de música.
Comecemos pela Blitz. Para a revista portuguesa o melhor álbum internacional do ano foi Sound of Silver dos LCD Soundsystem e a melhor edição discográfica portuguesa foi Shangri-La dos Wraygunn. No que diz respeito a canções a vencedora foi Amy Winehouse com "Rehab".


LCD Soundsystem - All my friends


Wraygunn - Everything's Gonna Be Ok


Amy Winehouse - Rehab

Estas foram as escolhas da equipa Blitz. As escolhas de outras revistas e as minhas escolhas estarão aqui num futuro próximo. Por isso não percam o próximo episódio porque...eu sou obrigado a vê-lo.

Festival Heineken Paredes de Coura Club

É já nos próximos dias 14 e 15 que decorrerá no Teatro Sá da Bandeira no Porto o 1º Festival Heineken Paredes de Coura Club. O primeiro dia conta com as actuações dos 1990s, dos portugueses Sizo, dos New Young Pony Club (djset) e Juan. O segundo dia do certame, para mim o mais atraente, conta com os promissores Sons and Daughters, os já aqui apresentados Tunng, os Black Strobe e DJ Jean Nipon.
O Teatro Sá da Bandeira parece assim querer ressuscitar e oferece dois dias de indie rock alternativo. Os preços para um dia são 15 euros e para os dois dias de festival 20 euros e ao que pude apurar a sala ainda não está esgotada. Neste momento a minha fluidez económica não me permite marcar presença mas quem se encontrar numa situação mais desafogada não deve faltar.


New Young Pony Club - The Bomb


Sons and Daughters - Gilt Complex


Finalmente Mazgani

Dois anos depois de ter sido eleito pela prestigiada revista francesa "Les Inrockuptibles" como uma das 20 melhores novas bandas de 2005 Mazgani edita finalmente o seu álbum de estreia Song Of The New Heart.
Intimista e nostálgico este álbum apresenta uma vertente mais luminosa do artista luso-iraniano, luminosidade muito presente no tema "Bring Your Love". Este tema está disponível no myspace da banda e aconselha-se a audição do mesmo. Apesar de ter sido "Unageing Games" que lhe valeu a nomeação pela revista francesa o primeiro single escolhido foi "Lay Down".



O espaço de Mazgani

07 December 2007

Bate palmas - disse o pássaro para a abelha

The Bird & The Bee apresentaram-se no início deste ano com o álbum homónimo e desde logo amealharam boas críticas e chegaram, com o single "Again and Again", ao que parece ser a Meca para as novas bandas indie, entrar na banda sonora da série Grey's Anatomy. O pássaro e a abelha chamam-se Greg Kurstin e Inara George e são dois multi-instrumentalistas de Los Angeles que se propuseram a juntar o jazz a ritmos mais dançáveis como a bossa nova ou tropicália tudo bem envolvido numa embalagem electrónica. Em Setembro último editaram o EP Please Clap Your Hands que se apresenta com o single "Polite Dance Song".





O espaço dos The Bird and The Bee

06 December 2007

Sonhando com uns sapatos vermelhos

Já aqui vos falei de Rita Redshoes. Pois é, a voz que acompanha David Fonseca em "Hold Still" tem novidades. A cantora encontra-se a gravar a sua demo e se tudo correr bem o álbum de estreia não deve demorar muito a ser editado. A música "Dream On Girl" já tem vídeo e ao que parece já toca na Antena 3.



Mais uma bela demonstração que a música portuguesa está no bom caminho.

O espaço de Rita Redshoes

05 December 2007

Um até já em Berlim

Elas estão num intervalo de duração indefinida mas na hora da despedida decidiram deixar-nos uma prenda. "In Berlin" é o mais recente single das Electrelane, quarteto feminino que marcou presença na edição deste ano do Festival Paredes de Coura. "In Berlin" é retirado do álbum No Shouts, No Calls editado pelas meninas britânicas no início deste ano e o vídeo é muito bom.



O espaço das Electrelane

04 December 2007

O som do Alasca no Inverno


Alaska in Winter é Brandon Bethancourt. Ele e o seu computador portátil constroem melodias folktrónicas que logo à primeira audição fazem lembrar Zach Condon. Não causa surpresa portanto saber que Beirut e The Real People são algumas das maiores influências de Alaska in Winter. Condon deu mesmo uma ajuda ao seu amigo de infância e tocou ukelele e trompete em "Close Your Eyes" uma das faixas de Dance Party in the Balkans, álbum de estreia recentemente editado. Sem querer tirar o mérito criativo a Bethancourt o seu som parece uma soma do que Condon fez aos 15 anos com The Real People e o que faz hoje com Beirut. Eu não tenho nada contra isso.





O espaço de Alaska in Winter