28 February 2008

Concertos @ Optimus @ Casa da Música

A Optimus conta organizar até ao fim do ano mais de 25 concertos de Norte a Sul do país. Esta iniciativa denominada Concertos @ Optimus contava já com grupos sonantes como The National, The Kills ou Cat Power e nos últimos dias a lista ficou ainda mais rica com o anúncio de nomes como os Animal Collective e os The Whip. Desta lista que conta já com 18 concertos o destaque vai no entanto (para além de Beirut) para Young Marble Giants e Kings of Convenience.

A 31 de Maio a Casa da Música acolherá os agora maduros Young Marble Giants. A banda galesa esteve quase trinta anos fora do activo reunindo-se o ano passado para gáudio dos seus fãs. A banda tem para já apenas três concertos agendados para 2008 e a cidade do Porto é uma das privilegiadas. Em 1980 os Young Marble Giants lançaram o seu único álbum de originais Colossal Youth e altura em que era moda "fazer barulho" os YMG apresentaram ao mundo ritmos minimalistas despindo o post-punk ao extremamente necessário.



A 22 de Julho é a vez dos Kings of Convenience nos presentearem com a sua indie acoustic pop. O local é mais uma vez a Casa da Música e o que se pode esperar deste duo norueguês são melodias subtis e vozes acolhedoras guiadas por guitarras acústicas carinhosamente dedilhadas.





O espaço dos Young Marble Giants e dos Kings of Convenience

27 February 2008

Finalmente o anúncio que eu estava a espera!!!

Muitos anúncios se fizeram nas últimas semanas de grandes concertos a terem lugar em Portugal. Para fugir à regra muitos estão mesmo marcados para o Porto. Estes concertos agendados já fariam deste ano o melhor em muito tempo no entanto eu ainda não estava satisfeito. Mas isso já me passou. Hoje fizeram-se mais anúncios e entre eles imaginem só está BEIRUT. A sério, Beirut. Acreditem, Beirut. Não estou no gozo, anunciaram mesmo Beirut!
Estou eu a ver a Sic Notícias e no rodopé "Kings of Convenience voltam a Portugal" o que foi suficiente para me deixar com um sorriso nos lábios ainda mais quando vão actuar na Casa da Música no dia 22 de Julho. Quando me vou informar a locais adequados qual não é a minha surpresa quando também Beirut tinha sido anunciado. O concerto está marcado para o dia 27 de Julho mas o local ainda está por confirmar.
Quem leu até agora pode pensar que este post tem como objectivo a informação mas o que eu quero aqui fazer é um apelo. Rezem comigo para que o concerto seja no Porto!!!




Actualização: Antes do concerto de Beirut em local ainda por anunciar (a Blitz diz que a data também ainda não foi anunciada enquanto o Disco Digital avança a data de 27 de Julho) Zach Condon e companhia deslocam-se a Sines para actuar no Festival Músicas do Mundo (FMM) que se realizará entre os dias de 17 - 26 de Julho. A estreia de Beirut em Portugal terá lugar no palco do Castelo de Sines no dia 24 de Julho.
O meu sonho de assistir ao primeiro concerto da banda do prodígio norte-americano em solo nacional torna-se assim mais difícil. Continuo no entanto com esperança que o segundo concerto seja no Porto. Podemos continuar a rezar!

O espaço de Beirut

25 February 2008

Once Falling Slowly

As estatuetas foram entregues e feitas as contas os irmãos Coen e o seu No Country For Old Men foram os vencedores da noite.
No entanto e ao que a este blog diz respeito o destaque vai directamente para Glen Hansard e Marketa Irglova, vencedores do Oscar para Melhor Música Original com "Falling Slowly" do filme Once do qual são também os protagonistas. Numa categoria onde estranhamente não houve lugar para a vencedora do Globo de Ouro (Guaranteed de Eddie Vedder) mas estavam nomeadas três músicas do filme Enchanted. Enfim, a Academia tem destas coisas. Para quem não teve oportunidade de ver fica aqui a muito aplaudida prestação da dupla vencedora na cerimónia realizada na madrugada passada.



O espaço de Once

23 February 2008

Bando de guitarras

Em 2006 Everything All The Time permaneceu no meu leitor semanas a fio. Em 2007 os Band of Horses lançaram o seu segundo álbum de originais mas só em 2008 Cease to Begin chegou aos meus ouvidos. Não me perguntem porquê o atraso mas o que interessa é que chegou.
Cease to Begin fica uns furos atrás de Everything All The Time mas continua a ser indie rock digno de atenção. Não possui temas tão marcantes como foram "The Funeral" ou "The Great Salt Lake" mas permanece a voz inconfundível de Ben Bridwell e o crepitar das guitarras. Avizinham-se portanto mais umas semanas de permanência dos Band of Horses no meu leitor.




21 February 2008

Simplesmente Juno

Juno é uma adolescente de 16 anos que se depara com uma gravidez indesejada, pondera o aborto mas decide entregar o seu filho a um casal de pais adoptivos. Estas premissas eram suficiente para transformar Juno em mais um daqueles filmes pesados e cinzentos no entanto esta película cola-nos um sorriso nos lábios a partir do primeiro minuto, sorriso que se mantém até aos derradeiros instantes do filme. Este inesperado estado de espírito a muito se deve ao argumento de Diablo Cody e à fantástica interpretação de Ellen Page que lhe vale aos 20 anos uma nomeação para o Oscar de Melhor Actriz. A banda sonora também é de destacar e conta com nomes como The Velvet Underground, Kimya Dawson, Cat Power, Belle & Sebastian, Sonic Youth, entre outros.





O espaço de Juno

19 February 2008

Amar ou odiar, eis a questão...

...que toda a gente deve ter feito a si própria quando ouviu os primeiros acordes de In the aeroplane over the sea, segundo álbum dos Neutral Milk Hotel editado em 1998. Foi o que me aconteceu mas após uns segundos de indecisão em que a pergunta "Será que eu gosto disto?" fazia ricochete na minha cabeça decici que não gostava de Neutral Milk Hotel, adorava. A originalidade é simplesmente avassaladora e embora eu compreenda algumas das razões para não se gostar de Neutral Milk Hotel as razões para se gostar são sem dúvida mais fortes. Mas isto é apenas a minha opinião. Os Neutral Milk Hotel estão longe de ser unânimes. E então, amam ou odeiam?





O espaço dos Neutral Milk Hotel

16 February 2008

Ponto de encontro na casa de praia

Quando pensámos em casas de praia pensamos em festas estivais onde a boémia é o prato principal. No entanto a música dos Beach House remete-nos para outro estado de espírito, talvez o dia seguinte à festa quando abandonados por toda a gente somos obrigados a arrumar a casa. A verdade é que as melodias lânguidas deste duo norte-americano nos transportam para ambientes outonais onde impera a introspecção e a melancolia.
Depois do bem recebido álbum de estreia os Beach House editam no dia 26 deste mês o já muito esperado Devotion que tem como primeiro single o tema "You came to me".





14 February 2008

Doce carimbo sonoro

A menina dos olhos amendoados chama-se Tim Yehezkely e juntamente com os dois marmanjos desfocados ao fundo formam The Postmarks. A música dos The Postmarks já foi rotulada de lounge, nuevo-pop, chamber pop, down-tempo mas seja lá o que for a sua maior riqueza está na doce voz de Yehezkely que nos faz acreditar que ela nos está a sussurar ao ouvido. O homónino álbum de estreia é ideal para quem acredita no dia São Valentim mas não menos interessante para os não crentes como eu. Enamorem-se!





12 February 2008

A cereja antes do bolo

E não é que para minha grande surpresa nos dias 26 e 27 de Março quem se deslocar aos coliseus para ouvir isto...





...antes vai ver o palco ser invadido por ritmos vindos dos Balcãs e baloiçar ao som disto.







E esta, hein?

O espaço dos Portishead e dos A Hawk and a Hacksaw

09 February 2008

Samamidon, calmante natural

Existe algo de extremamente calmante na música de Samamidon. Samamidon é nada mais que Sam Amidon, jovem nascido em Vermont há 26 anos que este mês lançou o seu segundo álbum a solo All is Well. Sem dúvida alguma está tudo muito bem. All is Well é uma extraordinária colecção de músicas folk entre as quais se destaca esta "Saro". Preparem-se para relaxar.



O espaço de Samamidon

07 February 2008

O Lado Selvagem de Eddie Vedder

Realizado por Sean Penn, protagonizado por Emile Hirsch e com banda sonora de Eddie Vedder Into the Wild - O Lado Selvagem tem de ser um bom filme. Infelizmente vou ter de esperar para confirmar a veracidade desta afirmação uma vez que o filme que era suposto ter "estreia nacional" no passado dia 31 de Janeiro só pode para já ser visto, inexplicavelmente, nas salas de Lisboa. Resta esperar pela data, se a houver, da estreia deste filme no resto do país não só para podermos apreciar a beleza natural das paisagens americanas mas para ouvirmos a banda sonora de Eddie Vedder que ganhou o Globo de Ouro para Melhor Música Original com "Guaranteed". Obrigatória é também "Hard Sun".


04 February 2008

Voa Peixe : Avião Voa

São mais uma banda portuguesa mas não são apenas mais uma banda portuguesa. Este quinteto de Braga promete ser a sensação de 2008, chamam-se Peixe : Avião e praticam um indie-rock estranhamente maduro para quem começou agora a apresentar-se ao público e só conta com uma maquete caseira no seu repertório intitulada Finjo a Fazer de Conta Feito Peixe : Avião. Estas 6 faixas deixam-me seguro para afirmar que ainda se vai falar muito deste conjunto bracarense que aposta numa fórmula difícil: escrever e cantar bem em português. A equação no entanto é simples: voz singular + letras cativantes + electrónica ao dispor do indie-rock = Peixe : Avião = Nova música portuguesa no seu melhor.





O espaço dos Peixe : Avião

01 February 2008

Três anos depois...

...os Elbow preparam-se para rodarem novamente no meu leitor, desta feita com o muito esperado novo álbum The Seldom Seen Kid. Depois de Leaders of the Free World (2005) ter ficado uns furos abaixo de Cast of Thousands(2004) espera-se que a banda britânica puxe dos galões e nos volte a oferecer melodias inspiradas ao estilo de "Switching Off" ou "Fugitive Motel". The Seldom Seen Kid será editado no próximo dia 17 de Março e a partir de hoje já tem single de avanço. As expectativas eram altas e apesar de "Grounds for Divorce" não estar à altura das melhores faixas dos Elbow parece-me um muito bom regresso.
A banda anunciou ainda um álbum de lados-b mais para o fim do ano e deixou no ar a hipótese de este ser o seu último álbum em formato físico.



O espaço dos Elbow