30 March 2008

a Jigsaw sugere, eu partilho # 2

Isto tem tudo para se tornar um hábito portanto mais vale começar a numerar as belíssimas sugestões com que os a Jigsaw me vão presenteando.
Desta feita é a vez dos A Weather e os seus suspiros indie-folk chegarem aos meus ouvidos. Cove, primeiro longa-duração deste quinteto norte-americano, é uma inspirada colecção de músicas folk quentes, calmas e que nos enfeitiçam à primeira audição.





O espaço dos A Weather

27 March 2008

Folk que brilha no escuro

Chama-se Matthew Houck, responde pelo nome de Phosphorescent, lançou Pride o ano passado e este é o vídeo para "A Picture of Our Torn Up Praise". Acredito que isto é tudo que precisámos de saber.



O espaço dos Phosphorescent
Actualização: Confirmou-se. As minhas preces não foram atendidas por nenhuma entidade superior. Foi anunciado oficialmente o local do segundo concerto de Beirut em Portugal e como já se suspeitava esse local vai ser o Coliseu dos Recreios em Lisboa. A 27 de Julho, três dias depois de actuar no Festival Músicas do Mundo em Sines, Zach Condon e os seus ritmos indie-balkan-folk deslocam-se assim à capital no âmbito dos concertos@optimus.

25 March 2008

Bem-vindos à Seabearia

Das terras frias da Islândia chega-nos Seabear. Estes sete amigos de Reykjavik transportam consigo uma razoável quantidade de instrumentos e oferecem-nos melodias folk-pop acolhedoras que serão para mim um acompanhamento perfeito para a Primavera que agora se inicia. Os Seabear lançaram The Ghost That Carried Us Away, primeiro álbum da banda no ano passado e eis aqui uma pequena amostra:





O espaço dos Seabear

22 March 2008

Em período de Páscoa porque não um milagre?

Este é Graham Van Pelt, prodígio canadiano, multi-instrumentalista, vocalista e motor dos Miracle Fortress. Já andava há algum tempo para falar desta banda de Ontario e depois de muito adiar este inevitável destaque finalmente chegou a hora. Este colorido vídeo para a música "Have You Seen In Your Dreams" é o pretexto ideal para vos apresentar o milagre de Van Pelt e companhia.



O espaço dos Miracle Fortress

20 March 2008

Volta ao Mundo com DeVotchKa

Se alguma vez se perguntaram como soaria uma banda rock composta por quatro multi-instrumentalistas e desses instrumentos fizessem parte por exemplo uma tuba, trompete, teremin, piano, acordeão ou violino então devem saber que resposta a essa pergunta são os DeVotchKa. Nesta banda norte-americana encontrámos influências que vão desde a cultura cigana aos mariachi mexicanos tudo muito bem enquadrado nas tradições folk americanas. A voz de Nick Urata transporta-nos numa memorável viagem à volta do mundo. Quem é fã do filme Little Miss Sunshine provavelmente já fez esta viagem, quem ainda não fez aproveite este bilhete e...all aboard.




O espaço dos DeVotchKa

18 March 2008

O primeiro do Terceiro

Third, o muito aguardado novo álbum dos Portishead já tem single de avanço. Onze anos depois da edição de Portishead, segundo álbum da banda, "Machine Gun" é o tema escolhido para apresentar este novo trabalho. Os Portishead esgotaram há muito os concertos dos próximos dias 26 e 27 de Março no Porto e Lisboa. Eu, infelizmente, não sou um dos felizardos com bilhete no bolso.



O espaço dos Portishead

17 March 2008

Que dEUS esteja convosco

Os belgas dEUS estão de volta. O novo álbum Vantage Point vai ser editado no próximo dia 21 de Abril e o primeiro single que conta com a participação de Karin Dreijer, vocalista dos The Knife já tem vídeo. Sem mais delongas fiquem com dEUS e com "Slow" .



O espaço dos dEUS

14 March 2008

Aqui não há a desculpa do dinheiro

Quem já viu pode rever. Quem ainda não viu tem de agarrar esta oportunidade. Os A Jigsaw vão andar pelas Fnac a distribuir folk-rock. Juntem-se a mim, aproveitem.





O espaço dos A Jigsaw

11 March 2008

Projecto mais que paralelo

O que começou como projecto paralelo de Will Sheff e Jonathan Meiburg, ambos membros dos Okkervil River, pode tornar-se numa das bandas sensação de 2008. Will Sheff desistiu entretanto do projecto e hoje em dia é Meiburg o corpo e alma dos Shearwater. Palo Santo, último álbum da banda, é constituido inteiramente por músicas do vocalista e multi-instrumentalista que nos Okkervil River fica a cargo dos teclados e do acordeão.
O som dos Shearwater mudou radicalmente desde a sua génese e não renegando a sua génese folk utilizam hoje em dia uma linguagem mais indie rock que pela sua originalidade vicia automaticamente. Se Rook, próximo álbum da banda a editar em Junho, sequer se aproximar deste Palo Santo então já temos um dos candidatos a álbum do ano.






O espaço dos Shearwater

07 March 2008

As aventuras das CocoRosie

Enquanto espero pelo anúncio da data e local do segundo concerto de Beirut em Portugal outros nomes vão sendo avançados e desta feita foi a vez das CocoRosie. As irreverentes irmãs Sierra e Bianca vão actuar no Teatro Gil Vicente em Coimbra e no Theatro Circo em Braga nos próximos dias 26 e 27 de Maio, respectivamente.
A dupla francesa encontra-se neste momento a promover o seu mais recente álbum, The Adventures of Ghosthorse and Stillborn e embora este último trabalho esteja longe do melhor que as irmãs Casady já fizeram não merece passar ao lado.




06 March 2008

Seis coelhos de uma cajadada

Quer-me parecer que estes rapazes foram injustamente esquecidos por estes lados no ano passado. Chamam-se White Rabbits, são um sexteto de Nova Iorque e praticam um viciante indie-rock influenciado por ritmos tropicais como o ska ou calypso. Inesperadamente era mesmo isto que eu estava a precisar. Em Fort Nightly, álbum de estreia da banda, o ritmo galopante das duas baterias, as dedilhadas violentas no piano e a refrescante alternância entre os dois vocalistas da banda são simplesmente irresistíveis.

04 March 2008

Like a rolling stone

Como o cartaz anuncia são seis os actores que representam Bob Dylan, mais precisamente seis fases da vida do cantor norte-americano. E em Bob Dylan há lugar para tudo desde uma criança negra passando por um envelhecido Richard Gere até uma irreconhecível Cate Blanchett. Restam ainda o sempre surpreendente Christian Bale, o recentemente falecido Heath Ledger e o para mim desconhecido Ben Whishaw. Nos trailers quem se destaca é mesmo Cate Blanchett mas aguarda-se com igual expectativa a interpretação dos restantes Dylan. Em especial a do meu preferido, Christian Bale.
A preciosa banda sonora para além repleta de nomes grandes do universo folk-rock é polvilhada ainda por alguns outsiders que lhe dão uma atracção especial. Em versões mais ou menos fieis ao original Bob Dylan está sempre lá. Escolher quatro das trinta e quatro faixas presentes nesta fantástica banda sonora não é fácil. Aqui ficam as minhas escolhas.





O espaço de I'm Not There

02 March 2008

Da hibernação nasceu arte

Falei dele há pouco tempo mas agora que tenho For Emma, Forever Ago em meu poder não resisto a dar-lhe novo destaque. O ano passado Bon Iver (nome de palco para Justin Vernon) editou por conta própria o seu álbum de estreia com apenas 500 cópias. As cópias não demoraram a serem vendidas, as críticas não demoraram a louvar o trabalho do cantor/compositor e as editoras não demoraram a querer assinar com Bon Iver. Ganhou a corrida a Jagjaguwar que como primeiro medida tratou de reeditar For Emma, Forever Ago. Vernon e a sua voz hipnotizante guiam-nos numa viagem a um folk sereno nascido da catarse num bosque do Wisconsin.




Actualização: Três dias depois deste post foi lançado o primeiro vídeo do reeditado álbum For Emma, Forever Ago. Como acho que é digno de registo mas não o suficiente para um novo post venho por meio desta actualização dar a conhecer o vídeo para a música "The Wolves (Act I and II)". O ambiente do vídeo não podia ser mais apropriado.



O espaço de Bon Iver