30 April 2007

Fiona Apple vs Rufus Wainwright

"Across the Universe" é considerada por muitos umas das melhores músicas dos Beatles. Composta por John Lennon em 1967 a letra nasceu da frase "words are flowing out like endless rain into a paper cup" e rapidamente Lennon se apressou a escrever o resto da letra no primeiro papel que encontrou. Na manhã seguinte a letra ganhou melodia e ficava assim concluída uma obra-prima.
Entretanto várias covers foram feitas, como acontece a quase todas as grandes músicas. Entre os artistas que gravaram novas versões de "Across the Universe" estão Fiona Apple e Rufus Wainwright.





Mais uma vez a minha preferência hesita entre as duas versões.
E a vossa?

26 April 2007

Chamem a polícia...

Ainda temos de esperar. Esperar pelo dia 5 de Julho, dia em que os britânicos Interpol actuam no Super Bock Super Rock e esperar pelo lançamento do seu novo álbum de originais que já está pronto mas ainda não tem data de lançamento.
Enquanto esperámos vamos ouvindo os seus dois primeiros álbuns "Turn On The Bright Lights" e "Antics".

Vamos ouvir e ver "C'mere":


"It's way too late to be this locked inside ourselves
The trouble is that you're in love with someone else
It should be me. Oh, it should be me"

21 April 2007

The Magic Sensation @ Theatro Circo

Sim, é verdade. Fui ver e ouvir Patrick Wolf a Braga ao belíssimo Theatro Circo. E posso-vos dizer que este talentoso rapaz de 23 anos sabe dar um espectáculo. A partir do primeiro acorde somos transportados para o mundo do míudo irlandês e só acordamos quando as luzes se acendem.


O alinhamento contou principalmente com músicas do seu mais recente álbum "The Magic Position" mas Patrick Wolf não esqueceu os seus dois primeiros álbuns e premiou a plateia com "Bloodbeat" do seu ábum de estreia "Lycanthropy" e ainda "Railway House" e "Tristan" do "Wind in the Wires". Aliás, "Tristan", a par de "The Magic Position" foi das músicas que mais entusiasmou a audiência que, por esta altura, já estava completamente rendida ao talento e à presença mágica de Wolf, e que na parte final se levantou e dançou junto ao palco algo que o próprio Wolf disse nunca lhe ter acontecido em espectáculos realizados em teatros.

O alinhamento podia ser ainda melhor não fosse o facto de as malas de Patrick Wolf se terem perdido em "Lisbion" e com as malas o seu ukelele, deixando assim "Augustine" fora do lote.
Patrick prometeu voltar brevemente para concertos ao livre "sob as estrelas e regados a álcool", cenário que se vai concretizar já no Verão uma vez que o nome de Patrick Wolf já faz parte do cartaz do Festival Sudoeste.

Enfim, é minha certeza que quem assistiu a este espectáculo não o vai esquecer tão cedo e saiu do Theatro Circo com a sensação mágica de ter assistido a algo especial.


Querem uma amostra? Cliquem aqui


16 April 2007

Cat Power - Could we

Porque nem todas as canções têm de ser profundas. Porque um grande amor tem de começar por algum lado e pode surgir a qualquer altura. Porque está uma tarde linda. Porque adoro a voz Charlyn Marie Marshall. Porque me apetece ouvir Cat Power.


Está uma tarde linda.
Não queres dar uma volta comigo?
Não sei, vamos falar, há muito que quero falar contigo.

Sentámo-nos aqui?
Claro, tu primeiro.
Podes dar-me a mão.

Que sonho! Na relva.
Beijamo-nos.
Apaixonámo-nos demasiado cedo
Demasiado rápido.

Se calhar é melhor levantarmo-nos
Era melhor acordarmos
Vamos vestir-nos
Eu levo-te a casa.

Obrigado.
Foi lindo
Temos de combinar outro passeio
Uma tarde destas.
Adaptação e tradução MAIS do que livre

14 April 2007

Super Bock Super Rock

É impressão minha ou este ano o SBSR dificilmente podia ter um cartaz melhor?
Para quem nao pode ir a todos os dias torna-se difícil escolher um. O cartaz é o seguinte:


Tirando o Act 1, que não me atrai particularmente, e uma vez que o meu capital não me permite ir ao Act 2 completo, terei de escolher apenas um dia, tarefa que se adivinha bastante complicada.
Deixo aqui uma sugestão à organização (sim, isto é para vocês organização do SBSR) facilitem-me a vida e mudem Interpol para o dia 3 de Julho.Vá lá nao peço mais nada.





12 April 2007

Garden State

Já andava há algum tempo para ver Garden State. Posso dizer que correspondeu ás expectativas, que eram bem altas. Garden State é um filme tocante sobre a descoberta pessoal de "Large", com que todos nós nos podemos identificar.
Realizador, argumentista, e protagonista do filme, Zach Braff teve ainda tempo para compilar a banda sonora de Garden State que, na minha humilde opinião é uma verdadeira precisosidade.



Entre as músicas seleccionadas por Braff encontram-se "Such Great Heights" dos The Postal Service, "Caring Is Creepy" e "New Slang" dos The Shins, "One Of These Things First" de Nick Drake, "In The Waiting Line" dos Zero 7 e ainda "Let Go" de Frou Frou.

10 April 2007

Air - Somewhere Between Waking And Sleeping

Hoje, algures depois de acordar e antes de dormir, lembrei-me dos Air. Não sei bem porquê. Talvez precisasse de relaxar. Quando é esse o objectivo raras são as vezes em que os Air não começam a tocar no meu leitor de música.



Without blindness, there is no sight
You'd see further if you'd only close your eyes
In unconsciousness I can find peace
Inside prison walls I can find release
There is a place that I have seen

Somewhere between waking and sleeping
Down at the water's edge
Somebody waits for me
Is it too late for me
It's never too late, he says

[Left Channel]
Without blindness, there is no sight
You'd see further if you'd close your eyes
Unblock the failure

[Right Channel]
Without blindness, there is failure
People gather by the river
They were talking

There is a place that I have seen
Somewhere between waking and sleeping
Leaning over the side
Trailing my fingertips
Feeling the water slip
Into the quiet night

Viewed from the wrong end of a telescope
I see myself, so far below
Still and silent, rest in peace
The thread unravels
Merciful release

There is a place that I have seen
Somewhere between waking and sleeping
Now I can almost see
Figures upon the shore
He's gathering in the oars
Where are you taking me


09 April 2007

Patrick Wolf - Bluebells

Não consigo deixar de ouvir Patrick Wolf!
O seu mais recente álbum, The Magic Position, é daqueles que se ouve até à exaustão, o que neste caso vai ser difícil de acontecer (a exaustão, entenda-se).
Patrick Wolf é um rapaz-prodígio de 23 anos mas com uma voz de quem parece andar nisto há décadas. Nos seus três albuns toca instrumentos como "harp, clarinet, harpsichord, guitar, piano, autoharp, kantele, organ, mountain dulcimer, clavichord, harmonium, accordion, theremin, ukulele, viola and violin". Coisa pouca portanto.



Mais uma vez foi difícil escolher uma música. Podia ter sido "The Magic Position", "Magpie" ou "Augustine" mas decidi-me por "Bluebells":

06 April 2007

Feist - Let it Die

Leslie Feist, conhecida apenas por Feist, é uma cantora/compositora canadiana que já apareceu em projectos de Peaches, Kings of Convenience, Gonzalez e mais directamente, nos também canadianos, Broken Social Scene. A solo, lança em 23 de Abril o seu 4º album Reminder e a sua música mais conhecida é "Mushaboom" do álbum Let it Die de 2004.

A mim apetece-me ouvir a música que dá nome ao mesmo álbum:


Let it die and get out of my mind
We don't see eye to eye
Or hear ear to ear

Don't you wish that we could forget that kiss
And see this for what it is
That we're not in love

The saddest part of a broken heart
Isn't the ending so much as the start

It was hard to tell just how I felt
To not recognize myself
I started to fade away

And after all it won't take long to fall in love
Now I know what I don't want
I learned that with you

The saddest part of a broken heart
Isn't the ending so much as the start
The tragedy starts from the very first spark
Losing your mind for the sake of your heart
The saddest part of a broken heart
Isn't the ending so much as the start


05 April 2007

Hallelujah

Escrita por Leonard Cohen Hallelujah foi gravada pela primeira vez em 1984 no album Various Positions. Desde essa data várias covers foram lançadas em estilos diferentes mas quase sempre com sucesso.Conheço algumas covers e admito ser difícil escolher a melhor.
Para perceberem o meu dilema deixo aqui alguns exemplos:

Leonard Cohen






Jeff Buckley





Rufus Wainwright






John Cale





Hallelujah conta ainda com covers de Fiona Apple, Ryan Adams, Bono, Bob Dylan e é ainda cantada ao vivo por Damien Rice.

May the best one win.

04 April 2007

Peter Gabriel - I Grieve


DO NOT DISTURB. É este o sinal que devia pendurar ao pescoço quando estou a ouvir Peter Gabriel. Preciso de concentração para assimilar todos os sons que exalam da música de Peter Gabriel e cada vez que ouço uma das suas músicas novos pormenores saltam ao ouvido.


Portanto já sabem, enquanto eu estiver a ouvir Peter Gabriel, por favor não me interrompam.

Jeff Buckley - Forget Her


Quem me conhece não tem dúvidas que se um dia eu fizesse um blog sobre música o primeiro post teria de ser obrigatoriamente sobre Jeff Buckley.
Não foi há muito tempo que descobri a música de Jeff Buckley, talvez quatro anos, mas desde a primeira vez que ouvi a voz e o som da guitarra deste cantor/compositor americano fiquei viciado e tratei de arranjar tudo o que pude sobre este artista.
Infelizmente pouco depois de descobrir a sua música tomei conhecimento que tinha morrido afogado no Wolf River, um afluente do rio Mississippi, com apenas trinta anos.
Resta-nos desfrutar a sua obra e lamentar a sua curta discografia. Forget Her é uma das minhas faixas preferidas:

Music expresses that which cannot be said and on which it is impossible to be silent.

Victor Hugo