31 July 2007

Protagonista inesperado

"Habla con ella" é com certeza (como todos os filmes de Almodóvar que já vi) um excelente filme. Vi-o há uns anos mas o tempo, como faz com quase tudo, apagou quase todas as minhas memórias . No entanto uma cena conseguiu escapar à avassaladora força do tempo e se viram o filme já devem ter adivinhado qual. O protagonista dessa cena foi Caetano Veloso e a sua voz ficou até hoje gravada na minha memória.


Caetano Veloso - "Cucurrucucu Paloma" in "Habla con ella" de Pedro Almodóvar

28 July 2007

Um bilhete para Beirut por favor

Beirut é uma das bandas que mais prazer me deu descobrir nos últimos tempos. Este "Elephant Gun" é simplesmente contagiante.



O espaço dos Beirut

26 July 2007

Na boca do lobo

Juntem Johnny Cash e Radiohead. Acrescentem um pouco da negrura de Nick Cave and the Bad Seeds. Resultado: os americanos Murder By Death e o seu folk rock que merece ser descoberto.
O seu mais recente álbum é "In Boca Al Lupo", uma mistura de músicas rock and roll com ritmos de tango e sons do western.


Murder By Death - Sometimes The LIne Walks You


Murder By Death - Until Morale Improves, The Beatings Will Continue

21 July 2007

Nada me espanta

Para aí há dois anos ouvi Fado de uma rua qualquer de Jorge Cruz e pensei "Isto é interessante".
Inexplicavelmente só hoje o voltei ouvir em Nada e prometi andar mais atento à carreira deste senhor que se apresenta como "vagabundo amador, alquimista, escritor de canções" e que em Maio lançou o seu mais recente álbum Poeira.



O espaço de Jorge Cruz

16 July 2007

Harmonia perfeita entre áudio e vídeo

Estes são alguns dos mais belos vídeoclips alguma vez feitos. São mais do que simples vídeos para músicas, são curtas-metragens poderosas e cheias de sentimento e são todas responsabilidade dos islandeses Sigur Rós.


vidrar vel til loftarasa


Hoppipolla


Untitled#1(a.k.a. Vaka)

14 July 2007

O Povo unido...segundo Patti Smith

A "poetisa do punk" diz que temos o poder. Quem somos nós para duvidar!!


I was dreaming in my dreaming
of an aspect bright and fair
and my sleeping it was broken
but my dream it lingered near
in the form of shining valleys
where the pure air recognized
and my senses newly opened
I awakened to the cry
that the people / have the power
to redeem / the work of fools
upon the meek / the graces shower
it's decreed / the people rule
Excerto de People Have the Power

13 July 2007

A minha primeira crítica musical

O novo álbum dos Interpol "Our Love To Admire" está simplesmente excepcional. Podia-me pôr aqui com muitos floreados mas acho que basta dizer que está mesmo sensacional. E pronto, é só.




09 July 2007

Dark. Darker. Darko...Donnie Darko

Donnie Darko é um drama, um romance, um thriller, é suspense, é ficção científica. Donnie Darko é tudo isto e muito mais tornando-o impossível de classificar.
Darko é um adolescente paranóico com problemas de socialização que começa a ter visões de um coelho gigante que lhe anuncia o fim do mundo dentro de 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. O que à partida parece absurdo acaba por se transformar num dos filmes mais experimentais e irreverentes dos últimos tempos. Donnie Darko estreou em 2001 e apesar de não ter sido um sucesso a nível comercial, criou desde logo um culto de fãs em todo mundo sendo apelidado por muitos como uma "obra-prima".



Não fosse o filme em si suficiente este vem ainda acompanhado por uma banda sonora cheia de músicas extraordinárias que encaixam na perfeição na narrativa do filme. Eis alguns exemplos:


Joy Division - Love Will Tear Us Apart


Gary Jules - Mad World


Echo and the Bunnymen - The Killing Moon

06 July 2007

A voz do México

Lila Downs. A voz desta mexicana mexe comigo. Seja em Burn it Blue (dueto com Caetano Veloso do filme Frida nomeado para um Oscar) ou em La Llorona o resultado é o mesmo: um inevitável arrepio.
Downs vai voltar a passar por Portugal ainda este mês. Quem estiver em Lisboa no dia 21 ou em Faro no dia 24 aproveite e delicie-se com esta voz quente oriunda das montanhas do México.


::Lila Downs - LaLlorona::


03 July 2007

Está aí o novo vídeo dos Interpol

"The Heinrich Maneuver" é o primeiro single de "Our Love To Admire", o novo álbum dos Interpol que estará nas lojas no próximo dia 10. O single já tem vídeo e pelos comentários no Youtube é daqueles que se ama ou se odeia. O "culpado" do controverso vídeo é o realizador Elias Merhige, o mesmo que dirigiu o filme "A Sombra do Vampiro" com John Malkovich e Willem Dafoe nos principais papeis.
Confesso que a primeira vez que vi o vídeo pensei se aquele seria mesmo o vídeo oficial. Se restassem dúvidas que os Interpol estão determinados a nos surpreender, a capa do álbum e este vídeo dissipam essas dúvidas.
Definitvamente estava à espera de outra coisa mas a verdade é que, à imagem do que me aconteceu com algumas das suas músicas, o vídeoclip está a entrar em mim e começa a fazer cada vez mais sentido. Aqui está ele.



Sem dúvida diferente hein? Se não gostaram vejam outra vez. Se definitivamente não é o vosso tipo de vídeo concentrem-se na música que essa sim parece ser consensual e agradar aos fãs da banda nova-iorquina. Pelo menos eu estou ansioso que "Our Love To Admire" entre no meu mp3.

O espaço dos Interpol