28 October 2007

O reconhecimento tardio de Nick Drake

São vários os artistas que só viram o seu trabalho verdadeiramente reconhecido após a sua morte. Nick Drake é apenas mais um desses artistas. Morreu com 26 anos em 1974 e deixou para trás três álbuns completos, "Five Leaves Left" (1969) considerado como um dos melhores 100 álbuns de todos os tempos, "Bryter Layter" (1970) e "Pink Moon" (1972).

Numa época em que os espectáculos ao vivo eram o factor essencial para o sucesso de um artista a aversão que Drake tinha a esse tipo de apresentações ditou a fraca venda dos seus álbuns. Drake sentia que podia mudar a vida das pessoas com a sua música mas a sua timidez e natureza solitária afastaram-no desse propósito. Desiludido fechou-se em casa e deixou-se deteriorar por uma forte depressão chegando mesmo a dizer: "Eu não sinto nenhuma emoção sobre nada. Eu não quero rir nem chorar. Estou dormente; morto por dentro." A morte chegaria com uma overdose de antidepressivos e ao som de Bach.


"Northern Sky" com imagens do documentário "A Skin too few: the days of Nick Drake"

A música de Drake, ainda hoje actual, tem vindo a atrair cada vez mais ouvintes nas últimas décadas e hoje o singer-songwriter britânico conta com uma crescente base de admiradores. Entre eles eu.

O espaço de Nick Drake

2 comments:

Anonymous said...

Ora aí está ele. Já tinha ouvido alguma coisa de Nick Drake e gostei. Tens de me enviar esse "Pink Moon".
Abraço.

Mariana Duarte said...

Grande escolha ;)