15 June 2007

O dia de Anathema

25 de julho de 2005. Primeiro dia de mais um Festival Vilar de Mouros. Os cabeças de cartaz eram Withim Temptation e NightWish mas quem conhecia Anathema sabia que a noite ia ser deles. E assim foi. Os irmãos Cavanagh e companhia surpreenderam quem não os conhecia e quem nunca os tinha visto ao vivo, como era o meu caso.
Os Anathema são uma das bandas que mais mudou de estilo ao longo do tempo. Em 1991, data da sua criação, eram uma banda de doom metal ao estilo de Paradise Lost e My Dying Bride. Hoje auto-intitulam-se como uma banda de rock experimental com uma intensidade emocional pujante.


Esta mudança radical fez com que perdessem fãs e ganhassem outros. Eu faço parte do grupo que aprecia mais a "segunda vida" dos Anathema. Mas talvez por ser mais fácil perder fãs do que atrair novos a banda tem tido, nos últimos anos, alguns problemas em arranjar uma editora e no seu site oficial existe mesmo uma secção para fazer um donativo de modo a patrocinar a edição do seu novo álbum. Essa possibilidade tem ganho consistência podendo o novo álbum da banda ser editado ainda este ano. Ficámos à espera.




O espaço dos Anathema

1 comment:

Perséfone said...

eu chorei nesse concerto do inicio ao fim. que tristeza dizer isto, mas é verdade. a música deles sempre mexeu muito comigo e depois de uns anos a sofrer ao som das musicas deles aquilo foi uma catarse do catano. LOL Mas lá está... tocaram pouco tempo, soube a pouco. E agora só rezo pra viver o suficiente pra conseguir ve-los ao vivo num espaço aconchegado... ;_;

Os Anathema são das poucas bandas que amo em todas as vertentes :) ok. músicas como a Closer que é electronico atras de electronico fazem-me um pouco de comixao, mas ainda assim, adoro. :D